INTERAÇÕES ENTRE CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Leandro do Nascimento Diniz Mestre em Educação Matemática. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • José António Fernandes Professor associado da Universidade do Minho

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado que analisa a leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem com uso das tecnologias de informação e comunicação. Mais especificamente, analisamos as interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos. A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu em um colégio de ensino médio e profissional da Bahia e se justifica pelas lacunas de pesquisas sobre gráficos estatísticos. Os dados foram coletados através de observações, documentos e entrevistas dos grupos de alunos dos cursos técnicos de Agroindústria e Enfermagem. A análise de dados aponta que alguns gráficos precisaram ser reconstruídos devido à interpretação inicial realizada, em que foram identificados equívocos e/ou dificuldades. Isso gerou um processo que denominamos de interação entre construção e interpretação de gráficos. Portanto, identificamos que foram compostos coletivos de humanos, oralidade, escrita e informática que produziram conhecimentos matemáticos, tecnológicos e reflexivos coletivos ou coflexivos.

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Publicado

06.12.2016

Como Citar

Diniz, L. do N., & Fernandes, J. A. (2016). INTERAÇÕES ENTRE CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. VIDYA, 36(2), 457–475. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1806