UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS À PROBABILIDADE GEOMÉTRICA

Autores

  • Ana Marli Bulegon Centro Universitário Franciscano
  • Denise Ritter Centro Universitário Franciscano

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão de literatura referente ao ensino de Probabilidade Geométrica. O objetivo dessa revisão foi mapear trabalhos que abordam esse tema e identificar as abordagens, os recursos e as atividades propostas sobre a Probabilidade Geométrica em periódicos, monografias e dissertações no período de 1982 a 2016. Os trabalhos foram selecionados inicialmente pela presença, no título da obra, das palavras-chave Probabilidade e/ou Jogo dos discos. Posteriormente, selecionamos os que se referiam à Probabilidade Geométrica. Verificamos que há maior concentração das publicações nas atividades do tipo situações-problema e exercícios de lápis e papel e nas atividades práticas (uso de materiais recicláveis e jogos lúdicos), seguido de um número reduzido de pesquisas que utilizam recursos didáticos como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e propostas de ensino inovadoras. Assim, pode-se dizer que o “Ensino de Probabilidade Geométrica” apresenta ainda muitas possibilidades de pesquisa e que os materiais aqui referidos podem servir de apoio para professores que desejam trabalhar com esse tipo de atividade em sala de aula, uma vez que é baixo o número de publicações sobre esse tema.

Biografia do Autor

Ana Marli Bulegon, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em ensino de Física e de Matemática, Especialista em Ensino de Matemática e Graduação em Matemática e Física. Professora do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática, do curso de Mestrado em Ensino de Ciências e de Matemática do Centro Universitário Franciscano.

Denise Ritter, Centro Universitário Franciscano

Mestranda do PPGECIMAT (Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática) do Centro Universitário Franciscano.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Bulegon, A. M., & Ritter, D. (2016). UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS À PROBABILIDADE GEOMÉTRICA. VIDYA, 36(2), 581–597. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1797