O LÚDICO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marli Correa Martins UFFS - Campus Chapecó
  • Rosania Benachio Martins UFFS
  • Nilce Fátima Scheffer Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um referencial que fundamente o papel do lúdico na aprendizagem matemática. O estudo insere-se na abordagem bibliográfica, no qual se apresentam reflexões a respeito da ludicidade como estratégia pedagógica para ensinar matemática no Ensino Fundamental. Buscamos definições para o termo lúdico, suas finalidades e contribuições para os processos de conhecimento humano. Tendo em vista que a educação se encontra em constante transformação, influenciada principalmente pelas tecnologias digitais, os jogos e brincadeiras são vistos de maneira positiva, pois contribuem para a aprendizagem. Dessa forma, o aprendizado lúdico é aquele que ocorre por meio de brincadeiras e jogos educativos, o que conduz a criança a aprender brincando. Os resultados do estudo apontam a importância da ludicidade para o ensino de matemática e remetem ao papel do professor enquanto profissional crítico e reflexivo de sua prática.

Biografia do Autor

Marli Correa Martins, UFFS - Campus Chapecó

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS Campus de Chapecó SC

Rosania Benachio Martins, UFFS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS Campus de Chapecó SC

Nilce Fátima Scheffer, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Docente dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e PROFMAT da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Campus de Chapecó SC. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Martins, M. C., Martins, R. B., & Scheffer, N. F. (2016). O LÚDICO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 36(1), 177–186. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1785

Edição

Seção

Artigos