CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS
  • Franciele Siqueira Radetzke Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS

Resumo

Apresenta-se neste texto uma análise das compreensões de professores de Ciências da Natureza acerca do processo de contextualização na educação básica. A temática é pertinente tendo em vista a recorrência e ampliação no uso do termo, na legislação educacional brasileira, há vinte anos. Balizado sob a perspectiva histórico-cultural, o estudo tem como objeto de investigação os diários de bordo de professores da educação básica participantes de um projeto de formação continuada. Por meio da análise textual discursiva buscou-se investigar as escritas nos diários de bordo de professores que participaram de dez encontros de formação no ano de 2015. Nas escritas destacam-se a presença de ideias simplistas de contextualização como: cotidiano e realidade do aluno e indícios da compreensão do processo como movimento social. A partir do estudo depreende-se que os professores estão a caminho de apropriar-se de novas perspectivas de um ensino contextualizado nas aulas de ciências.

Biografia do Autor

Fabiane de Andrade Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS

Mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela URI - Santo Ângelo. Doutoranda em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Professora de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado na Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS

Franciele Siqueira Radetzke, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS

Bolsista de Iniciação Científica no PET Ciências. Acadêmica do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

Leite, F. de A., & Radetzke, F. S. (2017). CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. VIDYA, 37(1), 273–286. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1560

Edição

Seção

Artigos