APROXIMANDO MATEMÁTICA E REALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO

Autores

  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo trata da aproximação entre a Matemática e a realidade dos estudantes possibilitada pela Modelagem Matemática como método de ensino. Objetiva identificar de que modo a Modelagem Matemática pode aproximar a Matemática à realidade dos estudantes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa envolvendo um estudo de caso múltiplos. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário com perguntas abertas aplicado a dez professores de Matemática de diferentes escolas públicas e privadas do município de Porto Alegre, RS. As respostas dos professores participantes da pesquisa foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD, perfazendo todas as suas etapas: unitarização; categorização; comunicação das novas compreensões atingidas – metatexto. A análise evidencia que na percepção dos professores participantes da pesquisa a Modelagem Matemática oportuniza a resolução de situações problema reais e a escolha de temas contextualizados que aproximam a Matemática à realidade dos estudantes e possibilitam a pesquisa.

Biografia do Autor

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado em Matemática pela PUCRS.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós Doutoramento em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

de Vargas Matos, D., & Machado de Lara, I. C. (2016). APROXIMANDO MATEMÁTICA E REALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO. VIDYA, 36(1), 93–103. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1390

Edição

Seção

Artigos