BRAÇA, QUADRO E TAREFA: UM MODO DE EFETUAR MEDIDA DE TERRAS

Autores

  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins
  • Alessandra Norberto Mendes Professora na Rede Estadual de Ensino no TO

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivos analisar o modo como pessoas da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias – TO, efetuam medidas de terra e identificar ideias matemáticas presentes nesse processo. Para coletar dados e informações, visitamos a Comunidade, conversamos com as pessoas, fizemos anotações, realizamos entrevistas, filmamos e fotografamos pessoas e espaços. Para analisar os dados e informações, inspiramo-nos no programa Etnomatemática proposto por D’Ambrosio, que tem como um de seus pressupostos, a associação dos saberes e fazeres de um grupo social à sua cultura. Assim, foi possível identificar, analisar e compreender alguns dos elementos da arte ou técnicas de explicar, de conhecer e de entender da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. Os resultados desse estudo indicam que, mesmo conhecendo o sistema de medidas agrárias convencional, os Quilombolas da Lagoa da Pedra, fazem uso de unidades de medidas não convencionais, como braça, quadro e tarefa, além de utilizar modos próprios para efetuar a cubagem da terra, sobretudo a quadratura.

 

Biografia do Autor

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Matemática pela UnC, Mestre em Educação pela UFSC, Doutor em Educação pela UFPR. Professor nos Cursos de Licenciatura em Matemática, Mestrado em Edcuação na UFT.

Alessandra Norberto Mendes, Professora na Rede Estadual de Ensino no TO

Licenciada em Matemática pela UFT e professora na rede estadual de ensino do Tocantins

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Vizolli, I., & Mendes, A. N. (2016). BRAÇA, QUADRO E TAREFA: UM MODO DE EFETUAR MEDIDA DE TERRAS. VIDYA, 36(1), 69–78. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1388

Edição

Seção

Artigos